GLOSSÁRIO SERTANEJO – CONHEÇA TODAS AS GÍRIAS DA ROÇA
Quem é da roça sabe que “nois” tem um “jeitin” de falar todo especial. Além do clássico sotaque interiorano, com o passar do tempo, alguns dialetos passaram a fazer parte do nosso vocabulário e se tornaram parte do nosso idioma.
Por isso, e para ajudar os “abeia” a entender melhor a conversa do peão da fazenda, fizemos um glossário sertanejo com todas as gírias do campo. Assim, os peões se atualizam e os granfinos da cidade aprendem o nosso linguajar.
Bora?
Conheça as gírias mais populares
Não se sabe ao certo porque o jeito de falar de quem mora no interior é considerado diferente, mas assim como no caso das outras tribos, o povo sertanejo desenvolveu um vocabulário próprio.
Esse fenômeno não é exclusivo nosso e pode ser visto em qualquer grupo de pessoas que se diferem das outras. Prova disso é o choque de comunicação que acontece de geração para geração, um exemplo claro é a gíria crush, termo que se refere ao que nossas mães e avós chamavam de paquera.
Sendo assim, palavras que soam naturais para um cowboy raiz, podem ser estranhas para quem vive fora deste contexto rural e por isso separamos as 14 gírias mais populares atualmente.
Abeia
É uma gíria clássica, utilizada para se referir a um peão novato, ou a pessoas de fora da rotina do campo. Pessoas que geralmente não tem muita experiência ou simplesmente não entendem nada de rodeio.
Agroboy
É uma das gírias mais atuais, muito usada pela galera da internet para se referir aos cowboys. Mas, no âmbito caipira, o termo se refere àquele tipo de peão metido a rico, que só anda de carrão e usa roupa de grife.
Fazendo uma alusão ao cenário urbano, ele seria o que chamam de playboy.
Ajeitado
Quando algo ou alguém está ajeitado, quer dizer que está bonito ou bem arrumado. Essa gíria, ao contrário da maioria, se fundiu ao vocabulário da cidade e também pode ser ouvida fora do cenário sertanejo.
Cortar Capim
Depois de curtir o bailão, todo cowboy precisa cortar capim, ou seja, procurar o rumo de casa. Então, se você ouvir por aí que alguém está cortando capim significa que a pessoa está indo embora.
Escorpião no bolso
Este é autoexplicativo, o clássico pão duro. Geralmente é aquele tipo de pessoa que não gosta de gastar e que não abre a mão nem para se despedir. Portanto, quando for se referir a alguém que não é muito chegado a compras, pode dizer que essa pessoa tem um escorpião no bolso.
“Moio” o pé do frango
Significa que algo deu errado, ou não ocorreu como esperado. Quando for contar uma história em que as coisas não deram muito certo, pode dizer que “moio” o pé do frango.
Isso não vira não
Se ouvir alguém dizendo isso, já pode saber que essa pessoa está com receio de que alguma coisa aconteça, ou que a ideia não dê certo. O famoso pulga atrás da orelha. Geralmente é usado em negociações ou em conversas informais, como quando se está escolhendo o lugar do passeio.
Moiá as palavras
Geralmente significa que alguém está indo beber algo, provavelmente de teor alcoólico. Moiá as palavras significa tomar uma cerveja com os amigos depois do serviço.
Tem base?
Geralmente essas duas palavras vêm acompanhadas de outras três para formar a frase: tem base um trem desse? Isso quer dizer que a pessoa está desconfiada e quer saber se dá para acreditar no que está sendo dito.
Fervo
Fervo é usado para se referir a uma boa festa, um bailão de respeito. Se você gosta de uma boa farra, provavelmente está sempre procurando um bom fervo para aproveitar.
Veiaco
Esse termo pode ser usado para se referir a pessoas e animais. Se ouvir por aí que um cavalo é veiaco, pode saber que o equino é teimoso e difícil de montar.
Agora, se alguém disser que “fulano é veiaco” significa que a pessoa não é de confiança, e que você talvez precise se afastar
Aguado.
Quando as coisas estão aguadas significa que estão fracas, ou seja, sem gosto. No mundo sertanejo, esse termo é utilizado para se referir aos animais que decepcionam na hora do rodeio. Um boi aguado, por exemplo, é o animal que não pula na arena.
A gíria também pode ser usada em outras situações para dizer que as coisas estão sem graça.
Queimar uma carne
Esse é o bom e velho churrasco. Queimar uma carne com os amigos significa juntar a turma toda e aproveitar o fim de semana na companhia de quem a gente gosta, ouvindo moda de viola.
Traiado
É o peão de vestimenta completa: de camisa xadrez, bota, espora, chapéu e fivela. Geralmente os competidores estão traiados quando vão para arena e o público quando vai curtir o rodeio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário